"A Cidade Livre de Christiania é uma comunidade independente da cidade de Copenhaga localizada nas proximidades de Christianshavn, um subúrbio da capital dinamarquesa.
Foi ocupada em 1971 por alguns milhares de hippies, anarquistas, como uma forma de protesto ao governo e com o ideal comum à rejeição de certos valores morais, convencionais, sociais, e, principalmente, capitalistas."
Confesso que o primeiro contacto com a cidade Livre foi um pouco revelador de alguma desilusão, provavelmente ao conceito que adquiri da mesma , por relatos de alguém ou somente por ideias concebidas.
Tomo a liberdade de descrever a cidade Livre como uma velha de duas faces, uma solitária, exausta no tempo, mas livre, alternativa, independente, à procura de sangue novo para educar, e uma segunda, nascida da liberdade, portanto, sem grande aptidão/interesse na educação e evolução da cultura alternativa.
No meio de ambas as faces exitem as crianças, rebeldes com energia e plenitude, ainda sem personalidade, personagens habitantes de um local apropriado ao desenvolvimento como colectividade sem base primária na individualidade.
Não pretendo influenciar ninguém com as ideias e observações que retirei da cidade Livre até porque penso que o exterior se interpreta muitas vezes pelo modo como o interior está erguido e perante o factor - pessoas diferentes, ideias e pensamentos opostos... espero um dia poder discutir opiniões com alguns de vós que, como eu, tenham pisado os solos da Cidade Livre da Christiania.