sexta-feira, 14 de setembro de 2007

69 Jagtvej street building in Norrebro section of Copenhagen...

O edifício 69 da rua Jagtvej da zona Norrebro de copenhaga começou por ser um ponto de desdobramento do resto da cidade para noZ e, nas diferentes peripécias entre caminhos, descobrimos, casualmente, e por sugestão da sara, o que restara do edifíicio 69, curiosamente o nosso primeiro contacto, tanto com copenhaga, como com os seus multifacetados habitantes...mas isso é outra história!
Pelo pouco que nos contaram, o edifício 69 (apelidado de Youth Centre) foi construído em 1897 para lazer da classe trabalhadora. Devido a problemas de manutenção este edifício foi, posteriormente, vendido à própria cidade, que, por sua vez, chegou a um acordo com um grupo de juventude de esquerda que desenvolvia actividades culturais e políticas, permitindo assim a ocupação do espaço.
Acolheu,
ao longo do tempo, várias celebrações, como o primeiro dia internacional da mulher, e, funcionou, fundamentalmente, como contra cultura à já existente na cidade.
Após decisão jurídica o prédio foi
demolido há 6 meses, despoletando motins e sentimentos de revolta pela cidade. Na quinta-feira dia 6/9, qd chegámos a Radhusplasen (a praça principal do centro da cidade, onde se encontra a câmara), deparámos com o início de uma concentração, o culminar de 69 manifestações que o grupo iniciou defronte dos nrs.69 de outras ruas da cidade de modo a reivindicar a demolição da casa de Jatvej 69.

Nenhum comentário: